Sunday, June 03, 2007

The Neighbourhood - Books


Desenho da contracapa dos livros da colecção "O Bairro" de Gonçalo M. Tavares.

Este é um bairro de ficção, e em que as suas personagens têm nomes de Senhores – escritores ou artistas, arquitectos, mas que não passam de falsos duplos – criações literárias que estabelecem pontes subtis com a obra dos autores homenageados.

O meu trabalho é o de ilustrar cada um destes livros de forma distinta. Encontrar um registo que encaixe em cada um dos “senhores” e o represente. Seja de forma mais directa ou de forma mais subtil.

Cada senhor é diferente do outro. Uns mais leves outros mais afirmativos, minuciosos ou aéreos.

Assim O Senhor Valéry tem um traço grosso e um pouco ingénuo. O Senhor Henri um traço enciclopédico. O Senhor Brecht consegue encher uma sala de espectadores numa sequência em movimento. O Senhor Calvino quer sublinhar a ideia de percurso, de caminho. O Senhor Juarroz tem um registo mais infantil. O Senhor Kraus está cheio de nuances, cinzas e volumes meio humanos meio geométricos e ameaçadores. O Senhor Walser tem um pensamento muito circular e leve e assim também as ilustrações.­

Em Portugal a colecção o Bairro (textos Gonçalo M. Tavares e desenhos de Rachel Caiano) está a ser publicada pela Editora Caminho
A colecção O Bairro está a ser publicada em vários países:
Portugal (Caminho)
Brasil (Casa da Palavra)
Espanha (Mondadori)
Croácia (Sysprint)
Índia (Tansbooks)
Itália (Guanda)

Polónia (Bertelsmann Media)
Eslovénia (Beletrina)
Suiça (La Joie de Lire)

This is the drawing that illustrates the Neighbourhood collection - books by Gonçalo M. Tavares. This collection is being published in several countries. Every book has a different kind of drawings.

1 comment:

Bobi+Bobi said...

Your work is very interesting for a lot of things, in particulary for diversity and exploration... A bientôt